Veja quais foram as primeiras brasileiras mais bonitas do mundo
A diversidade do Brasil faz dele um celeiro de gente bonita, com estilos, raças e cores diferentes umas das outras. Isso, inclusive, já foi reconhecido em concursos de beleza internacionais renomados, especialmente no caso de mulheres.
Descubra quem foram as primeiras mulheres a representar o país e triunfar nessas competições pelo mundo afora: o Miss Universo, o Miss Mundo e o Miss Beleza Internacional. Confira!
1. Ieda Maria Vargas - Miss Universo 1963
Nascida em 1944, a gaúcha Ieda Maria Vargas ganhou o Miss Porto Alegre, Miss Rio Grande do Sul, Miss Brasil e o Miss Universo em 1963, quando tinha 18 anos. Ela foi a primeira brasileira a ganhar o concurso internacional e isso causou um alvoroço na época. Quando voltou para o Brasil, ela desfilou em Brasília e foi recebida pelo presidente João Goulart. Poucos dias após sua coroação, Ieda chegou a ser madrinha das tropas gaúchas que embarcaram para a Faixa de Gaza.
Em seu ano de reinado, ela visitou 21 países. Em quase todos, foi acompanhada da mãe, já que seus pais não a deixaram viajar sozinha. O seu mandato acabou em 1964, quando ela passou a coroa para a grega Corinna Tsopei.
10° - Miss #Brazil 1963 - Ieda Maria Vargas - A nossa Primeira #MissUniverse (RS) pic.twitter.com/L5rN7PebRT
— Missoligados (@Missoligados) 28 de janeiro de 2017
2. Martha Vasconcellos - Miss Universo 1968
Martha foi a segunda e última brasileira que ganhou o Miss Universo, em 1968. Baiana e de família bastante conservadora, o governador da Bahia precisou intervir para que o pai de Martha Vasconcellos a autorizasse de participar do Miss Brasil. A mesma intervenção precisou ocorrer para que ela fosse para Miami. Martha ganhou a mídia americana assim que chegou aos Estados Unidos para o concurso. Dentre as finalistas Finlândia, EUA, Venezuela e Curaçao, Martha levou a coroa aos 21 anos de idade.
Dando um tchau de miss para o fim de semana, começamos a segunda lembrando de Martha Vasconcellos no Miss Universo pic.twitter.com/LZYRm4ClHF
— glamurama (@glamurama) 13 de julho de 2015
Sua expressão quando foi eleita a vencedora é conhecida e referenciada até hoje. Contudo, durante o reinado, ao contrário da relação harmoniosa que a organização do concurso teve com Ieda, Martha foi tida como mimada e chorona, constantemente com saudades do ex-namorado. Em 1969, ela passou a coroa para a filipina Gloria Diaz.
Martha Vasconcellos (miss universo 1968) ,Brasil ,missosology ,MissUnivers ,Brazil ,beautyqueen ,beautypageant ,M... pic.twitter.com/IlXjTACjd3
— Miss Universe 2014 (@MsUniverseCrown) 18 de janeiro de 2015
3. Maria Glória de Carvalho - Miss Beleza Internacional 1968
No mesmo ano que tivemos a última vencedora brasileira do Miss Universo, tivemos também a primeira e última brasileira vencedora do Miss Mundo. Disputado no Japão, participaram do concurso 49 jovens. A Miss Maria Glória de Carvalho ganhou com 12 pontos de vantagem sobre a segunda colocada, a representante da Suécia. Depois disso, ganhou popularidade no Japão e passou 4 anos trabalhando por lá como modelo e apresentadora de televisão.
Maria da Gloria Carvalho, Miss Guanabara (RJ), Miss Brasil Internacional e Miss Internacional 1968 pic.twitter.com/sOnW0R7kj6
— Tanja (@T__twitt) 30 de dezembro de 2015
4. Lúcia Tavares Petterle - Miss Mundo 1971
Lúcia Tavares Petterle foi a única brasileira a vencer o Miss Mundo, além de ser a última a ganhar um concurso do tipo desde então. Ela entrou em concursos de beleza enquanto estava cursando medicina, por brincadeira dos amigos. Acabou ganhando seguidas vezes até ir representar o Brasil internacionalmente. Ficou conhecida pelo orgulho do próprio país e por se recusar a passar as festas de fim de ano ao lado de soldados norte-americanos no Vietnã. Após o reinado, voltou para a medicina e hoje tem seu próprio consultório no Rio de Janeiro.
Lucia Petterle - Miss World 1971 Winner pic.twitter.com/NcNxiliCy7
— Award goes to (@Awardgoestocom) 5 de outubro de 2015
Leia também: Russa supera francesa e é a nova 'menina mais bonita do mundo'
Nenhum comentário: