Público vibra com imagem de Bolsonaro transmitida pelo telão

O público que acompanha a transmissão das imagens sobre a posse do presidente eleito Jair Bolsonaro pelo telão instalado na Praça dos Três Poderes vibrou muito quando apareceu a saída da comitiva presidencial da Granja do Torto em direção à Esplanada dos Ministérios.
Além das bandeiras do Brasil e de diversos Estados brasileiros, Estados Unidos e Israel também são homenageados pelo público na Praça dos Três Poderes.
Depois de uma manhã quente, que levou alguns apoiadores do presidente eleito a passar mal, o tempo fechou em Brasília e, a cerca de meia hora da chegada prevista de Bolsonaro ao Congresso, o céu está carregado de nuvens negras. A previsão do tempo é que chova no horário da posse presidencial. Neste momento, ainda não chove na Esplanada.
Com relação ao público presente, a Secretaria de Segurança Pública do Governo do Distrito Federal afirmou que só divulgará a estimativa de número de participantes da posse ao final do evento.
+ Fotos: Bolsonaro chega ao Congresso para cerimônia de posse; acompanhe
+ Público hostiliza jornalistas à espera da posse de Bolsonaro
Comitivas
O presidente da Bolívia, Evo Morales, foi o primeiro chefe de Estado a chegar ao plenário da Câmara dos Deputados, onde será realizada a solenidade.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores informou mais cedo, estarão presentes ao evento 11 chefes de Estado, 11 chanceleres, 3 vice-presidentes, 3 representantes de organismos internacionais e 18 autoridades diversas.
Os lugares no plenário do Congresso estão disputados. As primeiras cinco fileiras de metade do Plenário da Câmara dos Deputados estão reservadas para representantes de delegações internacionais, o que gerou irritação em parlamentares.
Têm acesso ao Plenário senadores e suas famílias, atuais e eleitos, além de futuros ministros e seus convidados. Para o deputado Hildo Rocha (MDB-MA), a separação das cadeiras para representantes estrangeiros é uma "desmoralização".
"Servidores do Itamaraty estão achando que aqui é a casa deles. Não é. (...) Nada justifica se colocar os convidados ali em detrimento dos parlamentares. Aqui é um colegiado do parlamento. É o momento de posse do presidente, quem dá posse são os parlamentares", afirmou o deputado.
Rocha contou ainda que ficou "chateado", "porque é uma desmoralização para o Congresso". "Não pode começar desse jeito, porque senão daqui a pouco as coisas podem evoluir para um caminho muito ruim", advertiu.
Leia também: Veja fotos de apoiadores de Bolsonaro na Esplanada dos Ministérios durante a posse
Nenhum comentário: