Bate Papo Político destaca articulações do DEM para ter Capitão Wagner no partido

O Bate Papo Político traz como destaque na edição desta segunda-feira, 26, no Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 22 emissoras no Interior), as articulações políticas no Estado do Ceará para as eleições deste ano. O deputado estadual Capitão Wagner (PR), um dos nomes mais fortes para concorrer ao cargo de governador em 2018 pelos partidos de oposição, está de saída do Partido da República (PR), após a legenda migrar para a base aliada do governador Camilo Santana (PT), e busca um novo partido, assim como o vice-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, também filiado ao PR.
Paralelo a essa mudança, ocasionada após Gorete Pereira ser oficializada como nova comandante do PR no Estado – ocupando um lugar que foi de Pessoa e aliados por mais de 15 anos –, Wagner recebeu convites para se filiar ao PSDB e ao DEM e, à convite do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM-BA), encontrou-se à portas fechadas, na última quarta-feira, 21, com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que estendeu o tapete vermelho para Wagner e Roberto Pessoa entrarem no partido. Essas informações, inclusive, foram dadas em primeira mão pelo Portal Ceará Agora na última sexta-feira, 23, como você pode conferir no link abaixo:
Cúpula nacional do DEM abre as portas e estende tapete para Capitão Wagner
O encontro em Brasília foi articulado pelo deputado federal Danilo Forte (DEM-CE), mas, segundo o próprio Capitão Wagner, foi o prefeito de Salvador, ACM Neto, quem fez o convite, em janeiro passado. A informação de que o encontro ocorreu não agradou a cúpula do Partido Democratas no Ceará. O líder do legenda no Ceará, Chiquinho Feitosa, não gostou da atitude do deputado federal Danilo Forte e afirmou que o parlamentar não fala em nome do partido e que ele, Chiquinho Feitosa, é o presidente da sigla no Ceará e deve responder pela sigla. Segundo Feitosa, o DEM vai continuar na base de apoio à Camilo Santana e apoiar sua reeleição, o que será reafirmado em um pronunciamento do deputado estadual João Jaime (DEM) nessa terça-feira.
Outro importante assunto que o Bate Papo Político trouxe hoje, e que interessa aos cearenses de todas as regiões do Estado, é a grande incidência de raios durante as chuvas que caem no Ceará. As descargas elétricas têm preocupado a Defesa Civil, devido a quantidade significada de registros neste ano. Somente em janeiro passado, 3.256 raios caíram no Estado, segundo o Sistema de Monitoramento de Descargas Elétricas da Enel. Dada a relevância de debater e obter mais informações sobre o tema, os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida conversaram com o coordenador estadual da Defesa Civil no Ceará, coronel Cleyton Bezerra, que falou à edição de hoje do Jornal Alerta Geral.
O coordenador estadual informou que, em 2017, mais de 50 milhões de descargas elétricas forma registradas em todo o Brasil, sendo 72.838 somente no Ceará. O coronel desmistificou a ideia de que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar e alertouu a população para evitar banhos de chuvas em dias de tempestade com raios, principalmente em locais abertos, como campos e praias. Cleyton Bezerra ainda lembrou que os cuidados não devem ficar restritos, em dias chuvosos, apenas a áreas externas e recomendou que a população evite falar ao celular, quando o aparelho estiver carregando, e se comunicar por meio de telefone com fio durante precipitações com incidência de raios. O coordenador estadual ainda reiterou que a Defesa Civil está preparada para todas as consequências de chuvas fortes, como alagamentos e desabamentos, desde o ano passado.
Para saber mais informações sobre esse assunto, e ouvir a entrevista completa do coordenador estadual da Defesa Civil, Cleyton Bezerra, é só clicar no link abaixo:
Número de raios preocupa Defesa Civil do Ceará
Outra notícia, que foi motivo de debate no Bate Papo Político de hoje, é a criação do Ministério da Segurança Pública, o qual será oficializado, nesta segunda-feira, pelo presidente Michel Temer. A Pasta surgiu como necessidade de definir políticas mais concretas no combate à criminalidade no País. Vale lembrar que a área da Segurança Pública ganhou destaque no campo político, devido ao aumento da violência nos estados do Rio de Janeiro, que está sobre intervenção federal na área desde a semana passada, e do Ceará, onde, em janeiro passado, 482 homicídios foram registrados, incluindo as 14 vítimas da “Chacina de Cajazeiras”. Raul Jungmann, atual ministro da Defesa, deve ser deslocado por Temer para assumir a Pasta da Segurança Pública.
E mais, os segurados do INSS tem até o dia 28 deste mês para fazer a prova de vida e continuar recebendo o benefício, como informou o correspondente do Jornal Alerta Geral, Sátiro Salles. É importante lembrar que quem não fizer o procedimento terá o seu benefício suspenso. No Ceará, mais de 100 mil segurados ainda não fizeram a comprovação de vida.
Na reta final do Bate Papo Político, os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida ainda comentaram sobre a repercussão negativa dentro do PT da declaração do presidenciável Ciro Gomes (PDT). Ciro, que se encontrou, na semana passada em São Paulo, com o ex-prefeito da capital paulista, Fernando Haddad (PT), parece ter descartado uma aliança PDT-PT, ao menos no primeiro turno das eleições presidenciais, já que ouviu de Haddad, na reunião, que o PT terá candidato próprio, com ou sem Lula, nas eleições deste ano. Ciro então disse que “é mais fácil boi voar do que o PT apoiar alguém” no primeiro turno.
Gostou dos assuntos do Bate Papo Político de hoje? Então clica no player abaixo e ouça as análises dos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida na íntegra!
Nenhum comentário: